O Bicho Floraral
O BICHO FLORARAL
Cansada de ser enganada pela raposa e de não poder segurá-la, a onça resolveu atraí-la à sua furna. Fez para esse efeito correr a notícia de que tinha morrido e deitou-se no meio da sua caverna, fingindo-se de morta.
xxxx
Todos os bichos vieram olhar o seu corpo, contentíssimos.
A raposa também veio, mas meio desconfiada ficou olhando de longe. E por trás dos outros animais gritou:
"Minha avó, quando morreu, espirrou três vezes. Espirrar é o sinal verdadeiro de morte."
A Onça, para mostrar que estava morta de verdade, espirrou três vezes. A raposa fugiu, às gargalhadas.
xxxx
Furiosa, a onça resolveu apanhá-la ao beber água. Havia seca no sertão e somente uma cacimba ao pé de uma serra tinha ainda um pouco de água. Todos os animais selvagens eram obrigados e beber ali.
xxxx
A onça ficou à espera da adversária, junto da cacimba, dia e noite. Nunca a raposa sentira tanta sede. Ao fim de três dias já não aguentava mais. Resolveu ir beber, usando duma astúcia qualquer.
xxxx
Todos os bichos vieram olhar o seu corpo, contentíssimos.
A raposa também veio, mas meio desconfiada ficou olhando de longe. E por trás dos outros animais gritou:
"Minha avó, quando morreu, espirrou três vezes. Espirrar é o sinal verdadeiro de morte."
A Onça, para mostrar que estava morta de verdade, espirrou três vezes. A raposa fugiu, às gargalhadas.
xxxx
Furiosa, a onça resolveu apanhá-la ao beber água. Havia seca no sertão e somente uma cacimba ao pé de uma serra tinha ainda um pouco de água. Todos os animais selvagens eram obrigados e beber ali.
xxxx
A onça ficou à espera da adversária, junto da cacimba, dia e noite. Nunca a raposa sentira tanta sede. Ao fim de três dias já não aguentava mais. Resolveu ir beber, usando duma astúcia qualquer.
Achou um cortiço de abelhas, furou-o e com o mel que dele escorreu untou todo o seu corpo. Depois, espojou-se num monte de folhas secas, que se pregaram aos seus pêlos e cobriram-na toda. Imediatamente, foi à cacimba.
xxxx
A onça olhou-a bem e perguntou:
- Que bicho és tu que eu não conheço, que eu nunca vi?
- Sou o bicho Folharal. - respondeu a raposa
- Podes beber.
xxxx
Desceu a rampa do bebedouro, meteu-se na água, sorvendo-a com delícia e a onça lá em cima, desconfiada, vendo-a beber demais, como quem trazia uma sede de vários dias, dizia:
- Quanto bebes, Folharal!
xxxx
Mas a água amoleceu o mel e as folhas foram caindo às porções. Quando já havia bebido o suficiente, a última folha caíra, a onça reconhecera a inimiga esperta e pulara ferozmente sobre ela, mas a raposa conseguira fugir.
xxxx
A onça olhou-a bem e perguntou:
- Que bicho és tu que eu não conheço, que eu nunca vi?
- Sou o bicho Folharal. - respondeu a raposa
- Podes beber.
xxxx
Desceu a rampa do bebedouro, meteu-se na água, sorvendo-a com delícia e a onça lá em cima, desconfiada, vendo-a beber demais, como quem trazia uma sede de vários dias, dizia:
- Quanto bebes, Folharal!
xxxx
Mas a água amoleceu o mel e as folhas foram caindo às porções. Quando já havia bebido o suficiente, a última folha caíra, a onça reconhecera a inimiga esperta e pulara ferozmente sobre ela, mas a raposa conseguira fugir.
xxxx
Nota: Conto do folclore africano, com versões na Europa e América Latina. Compilado por Couto Magalhães em 1876. Disponibilizado no site de dicas http://sitededicas.uol.com.br/ct02b.htm
Nota: Conto do folclore africano, com versões na Europa e América Latina. Compilado por Couto Magalhães em 1876. Disponibilizado no site de dicas http://sitededicas.uol.com.br/ct02b.htm
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Atividade oral com a história da Chapeuzinho Vermelho
Vocês ouviram uma historinha já conhecida
Vamos refletir sobre ela.
Chapeuzinho Vermelho era uma menininha de mais ou menos sua idade. Ela foi fazer um favor a sua mãe, mas não deu muita importância as suas palavras e a desobedeceu, encontrando com um lobo mau no caminho que devorou sua avó e queria devorá-la também, porém um caçador chegou na hora H e salvou Chapeuzinho e sua vovozinha.Em nossa vida, nossos pais nos dão muitos conselhos que às vezes não ouvimos, desobedecemos, passando por maus momentos. Conte uma história de uma criança que desobedeceu seus pais e passou por uma situação bem difícil, explique tudinho e diga como terminou esta história. Capriche, heim?
Atividades com o texto Chapeuzinho Vermelho e Projeto
Chapeuzinho Vermelho
Era uma vez uma linda menina, que morava com sua mãe em uma bela casinha. Ela sempre usava uma capa com um chapeuzinho bem vermelho. Certo dia sua mãe pediu que ela fosse levar uma cestinha cheia de doces para sua vovó:
__ Chapeuzinho! Chapeuzinho! Vá levar essa cestinha de doce para a vovó, mas evite o caminho da floresta que é perigoso, vá pelo bosque e não fale com estranhos.
__ Está bem mamãe. Tchau.
Chapeuzinho adorava sua avó, e saiu em disparada cantando de alegria:
__ “Pela estrada afora eu vou bem sozinha...”.
Queria fazer uma surpresa para a vovó e começou a colher as flores que encontrava pelo caminho. A menina estava tão distraída com as flores quando deu de cara com o lobo mau. Ela não sabia que ele era o Lobo malvado, mas não se assustou e nem sentiu medo.
__ Bom Dia, Chapeuzinho Vermelho.
__ Bom Dia!
__ Aonde você está indo?
__ Vou visitar minha vovozinha, que está muito doente.
__ Por que você não vai pela floresta, que é bem mais perto?
__ Será que é mesmo? Minha mãe disse para eu ir pelo bosque.
__ Claro que é mais perto pela floresta, sua mãe está enganada.
__ Muito obrigada Senhor Lobo, tchau.
Enquanto Chapeuzinho seguia pelo caminho da floresta, o Lobo rapidamente seguiu pelo bosque, cantando e correndo:
__“ Eu sou o Lobo Mau, Lobo mau....”
O Lobo chegou na casa da vovozinha e bateu na porta:
__ Tum, tum! Vovó, vovozinha?
__ Quem está aí?
__ Sou eu, Chapeuzinho Vermelho - disse o Lobo disfarçando a voz.
__ Entre minha netinha, a porta está aberta.
O Lobo que era muito rápido, foi entrando e de uma só vez engoliu a vovozinha. Depois vestiu as roupas dela, e ficou esperando Chapeuzinho Vermelho. Chegando na casa da vovó:
__ Tum, tum! Vovó, vovozinha?
__ Entre querida.
__ Vovó! Por que suas orelhas estão tão grandes?
__ É pra te ouvir melhor.
__ Vovó! Para que esses olhos tão grandes?
__ É para te ver melhor.
__ Credo vovó, por que a senhora está com essa boca tão grande?
__ É para te comer!!!
Dizendo isso, o Lobo começou a correr atrás de Chapeuzinho. Depois de algum tempo ele tropeçou e caiu no chão.
Enquanto isso a menina se escondeu dentro de um velho armário.
O Lobo resolveu dar uma cochilada e começou a roncar. Uns caçadores que passavam escutaram:
__ Que ronco esquisito é esse?
__ Que ronco esquisito é esse?
__ Pois é, também estou ouvindo.
__ Vamos ver o que é?
__ Ah! É o Lobo!
__ Será que ele comeu a vovó?
Ouvindo isso, Chapeuzinho apareceu e contou toda a história:
__ Senhores o Lobo me enganou, chegou aqui antes de mim e deve ter comido minha vovozinha. Ele queria me comer também.
__ Então, o que vamos fazer? – disse um caçador.
__ Vamos cortar a barriga dele.
Aproveitando que ele está dormindo cortaram sua barriga, e tiraram a vovozinha de dentro. As duas se abraçaram muito felizes.
__ E agora o que faremos com esse malvado?
__ Vamos encher a barriga dele com pedras – disse um dos caçadores.
Quando o Lobo acordou, tentou fugir, mas ele caiu e nunca mais levantou.
Todos ficaram aliviados e felizes. Os caçadores foram embora, e as duas foram sentar na varanda e saborear os doces.
__ Vovó, eu prometo nunca mais desobedecer minha mamãe.
__ Isso mesmo, os filhos não devem desobedecer suas mães, elas sempre querem o melhor para seus filhinhos.
TRABALHANDO COM O TEXTO
1) Vamos grifar as palavras desconhecidas e copiar abaixo.
2) Coloque essas palavras em ordem alfabética e procure o seu significado no dicionário:
3) Vamos entender melhor a história:
TRABALHANDO COM O TEXTO
1) Vamos grifar as palavras desconhecidas e copiar abaixo.
2) Coloque essas palavras em ordem alfabética e procure o seu significado no dicionário:
3) Vamos entender melhor a história:
a) O título da história é
b) Os personagens da história são
c) Qual é o personagem principal?
d) Quais são as características físicas de Chapeuzinho Vermelho?
e) E as características psicológicas
f) Faça uma descrição do Lobo.
g) Numa história pode haver narrador e personagens. Grife os parágrafos onde os personagens falam. Qual é a pontuação usada?
h) Nessa história houve participação maior do narrador ou dos personagens?
i) Como você acha que a mãe de Chapeuzinho ficou sabendo que a vovó estava doente?
j) Escreva um bilhete do vizinho da vovó de Chapeuzinho para a mãe avisando que a vovó não estava muito bem de saúde.
l) Você já desobedeceu a sua mãe alguma vez? Se você nunca desobedeceu, conte alguma história de alguém que já tenha desobedecido.
4) Escreva 10 substantivos tirados do texto
d) Quais são as características físicas de Chapeuzinho Vermelho?
e) E as características psicológicas
f) Faça uma descrição do Lobo.
g) Numa história pode haver narrador e personagens. Grife os parágrafos onde os personagens falam. Qual é a pontuação usada?
h) Nessa história houve participação maior do narrador ou dos personagens?
i) Como você acha que a mãe de Chapeuzinho ficou sabendo que a vovó estava doente?
j) Escreva um bilhete do vizinho da vovó de Chapeuzinho para a mãe avisando que a vovó não estava muito bem de saúde.
l) Você já desobedeceu a sua mãe alguma vez? Se você nunca desobedeceu, conte alguma história de alguém que já tenha desobedecido.
4) Escreva 10 substantivos tirados do texto
5) Escreva dois adjetivos (qualidades) para:
Lobo:
Menina:
Vovó:
Mãe:
Lobo:
Menina:
Vovó:
Mãe:
6) Siga o modelo:
Lobo lobinho lobão
Menina
Cachorro
Flor
Casa
Menina
Cachorro
Flor
Casa
7) Escreva frases:
Interrogativa (?) com MENINA.
Exclamativa (!) com LOBO.
8) Passe as frases para o plural:
A menina fugiu do lobo.
A vovó está doente.
A mãe fez doce e a menina levou.
9) Escreva um pequeno diálogo entre você e sua mãe.
10) Complete com N ou M
A vovó está doente.
A mãe fez doce e a menina levou.
9) Escreva um pequeno diálogo entre você e sua mãe.
10) Complete com N ou M
ca.....po / me.....ina / faze.....da / mala.....dro / sete.....bro
ti......ta / a.......bulância / ta.......pa / ca........ta / de....te
Vamos Integrar com outras disciplinas: História – Geografia – Ciências
ti......ta / a.......bulância / ta.......pa / ca........ta / de....te
Vamos Integrar com outras disciplinas: História – Geografia – Ciências
1) Marque com um x todas as características do lobo:
( ) feroz
( )mamífero
( ) carnívoro
( )doméstico
( ) quadrúpede
( ) manso
( )herbívoro
( ) corpo coberto de pêlos
( )selvagem
( ) bípede
2) O lobo é um animal quadrúpede, mamífero e tem o corpo coberto de pêlos. Escreva o nome de mais cinco animais que têm as mesmas características:
3) Qual é o tipo de alimentação dos lobos?
3) Qual é o tipo de alimentação dos lobos?
4) De onde vem a água que os animais bebem?
5) Escreva nomes de plantas que servem de alimentação para o homem.
6) Entre os doces que Chapeuzinho levou para a vovó tinha um bolo de milho. O milho é matéria-prima que serve de alimento para o homem e animais. Ele pode ser transformado em vários produtos industrializados. Escreva o nome de alguns.
7) Escreva na frente da matéria-prima os produtos industrializados:
6) Entre os doces que Chapeuzinho levou para a vovó tinha um bolo de milho. O milho é matéria-prima que serve de alimento para o homem e animais. Ele pode ser transformado em vários produtos industrializados. Escreva o nome de alguns.
7) Escreva na frente da matéria-prima os produtos industrializados:
Matéria-prima Produtos industrializados
Leite
Carne
Tomate
Couro
Cana-de-açúcar
Carne
Tomate
Couro
Cana-de-açúcar
8) Quais os cuidados que devemos ter com os animais?
9) Você tem cachorro em casa? Quais os cuidados que você deve ter com ele?
10) Como deve ser o local onde os animais vivem?
11) Em que zona do município acontece a história do Chapeuzinho Vermelho?
12) Em qual zona você mora?
9) Você tem cachorro em casa? Quais os cuidados que você deve ter com ele?
10) Como deve ser o local onde os animais vivem?
11) Em que zona do município acontece a história do Chapeuzinho Vermelho?
12) Em qual zona você mora?
13) Qual zona do município é melhor morar?
14) Você já aprendeu que o município é formado pela cidade e pelo campo, então responda:
• Como o solo pode ser aproveitado no campo?
• E na cidade?
• E na cidade?
15) Quais os alimentos que utilizamos que vem do campo?
16) Chapeuzinho Vermelho usou algum meio de transporte para visitar sua avó?
( ) sim ( ) não
17) Quando você vai visitar sua avó, qual o meio de transporte que você usa?
18) Você obedece a sua avó? Como você trata seus avós?
19) Cite os meios de transporte que você conhece:
Terrestre
Aquático
Aéreo
18) Você obedece a sua avó? Como você trata seus avós?
19) Cite os meios de transporte que você conhece:
Terrestre
Aquático
Aéreo
20) Em qual estação do ano você acha que aconteceu a história? Por quê?
21) Você sabe quais as estações do ano?
22) Vamos recordar onde moramos:
21) Você sabe quais as estações do ano?
22) Vamos recordar onde moramos:
Planeta
Continente
País
País
Capital
Região
Região
Estado
Município
Município
Bairro
Rua
Rua
Casa
MATEMÁTICA
MATEMÁTICA
1) A mãe de Chapeuzinho fez um bolo de milho para vovó. Ela usou meia dúzia de espigas de milho e outros ingredientes. Se ela fizesse dois bolos, quantas espigas usaria?
2) Chapeuzinho levou também brigadeiro. Para fazer brigadeiro precisa de uma lata de leite condensado. O preço da lata é R$ 2,00. Se ela fizesse o dobro de brigadeiro, quanto gastaria? E o triplo?
3) A estrada do bosque tinha 800 metros. Quantos metros você acha que media a estrada da floresta? Mais ou menos? Por quê?
4) Se eu trouxesse 22 brigadeiros na classe para dividir entre os alunos, quantos brigadeiros cada aluno iria receber?
5) Vamos fazer a tabuada para ficar craque!!!
2) Chapeuzinho levou também brigadeiro. Para fazer brigadeiro precisa de uma lata de leite condensado. O preço da lata é R$ 2,00. Se ela fizesse o dobro de brigadeiro, quanto gastaria? E o triplo?
3) A estrada do bosque tinha 800 metros. Quantos metros você acha que media a estrada da floresta? Mais ou menos? Por quê?
4) Se eu trouxesse 22 brigadeiros na classe para dividir entre os alunos, quantos brigadeiros cada aluno iria receber?
5) Vamos fazer a tabuada para ficar craque!!!
6) Agora vamos colocar a tabuada em prática.
22 x 2 =
123 x 100=
27 x 22=
23 x 3 =
146 x 10=
29 x 22=
24 x 4 =
178 x 1000=
28 x 13=
25 x 5 =
456 x 100=
45 x 14=
26 x 2 =
567 x 10=
7) Vamos fazer de conta que temos muitos brigadeiros e várias crianças para dividir. Vamos ver quanto cada uma vai ganhar?
22 : 2 =
705 : 5=
213 : 3=
106 : 3=
95 : 5=
660 : 6=
93 : 3 =
604 : 4=
204 : 4=
513 : 3=
154 : 7=
406 : 2=
86 : 2 =
9984 : 8=
126 : 3=
846 : 6=
78 : 3=
480 : 4=
69 : 3 =
6155 : 5=
217 : 3=
109 : 5=
103 : 4=
714 : 7=
44 : 2 =
9796 : 6=
258 : 3=
292 : 3=
690 : 3=
735 : 7=
243 : 3 =
8436 : 6=
208 : 5=
52 : 2=
930 : 3=
836 : 4=
PROJETO: CHAPEUZINHO VERMELHO
JUSTIFICATIVA
O trabalho com contos clássicos torna a aula mais atrativa, dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos.Valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita.
OBJETIVOS:
Recuperar as histórias da primeira infância;
Ler por prazer; Ler com dicção, clareza e pontuação;
Preparar a criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa;
Trabalhar com a narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço a ser utilizado pelas crianças, ampliando os vários sentidos da narrativa;
Garantir ainda uma relação mais afetiva entre professores e alunos e facilitar uma melhor integração no ambiente escolar;
Refletir sobre os princípios éticos, morais e culturais apresentados no vídeo, interligando-os com a realidade atual, desenvolvendo a habilidade da argumentação;
Produzir textos diversos (narrativos, descritivos, bilhete,...);
Explorar a linguagem oral e escrita.
Recuperar as histórias da primeira infância;
Ler por prazer; Ler com dicção, clareza e pontuação;
Preparar a criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa;
Trabalhar com a narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço a ser utilizado pelas crianças, ampliando os vários sentidos da narrativa;
Garantir ainda uma relação mais afetiva entre professores e alunos e facilitar uma melhor integração no ambiente escolar;
Refletir sobre os princípios éticos, morais e culturais apresentados no vídeo, interligando-os com a realidade atual, desenvolvendo a habilidade da argumentação;
Produzir textos diversos (narrativos, descritivos, bilhete,...);
Explorar a linguagem oral e escrita.
MATERIAL
Fita de vídeo: Chapeuzinho Vermelho;
Televisão e vídeo;
CD da história Chapeuzinho Vermelho - Clássicos Inesquecíveis;
Cenário do teatro.
TEMAS TRANSVERSAIS
Ética: Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade. Trabalho coletivo, compartilhar descobertas.
Pluralidade Cultural:
Ética: Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade. Trabalho coletivo, compartilhar descobertas.
Pluralidade Cultural:
Educação – Diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas;
Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos.
Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e variação lingüística.
DESENVOLVIMENTO
Introdução/Resumo:
– O Clássico Inesquecível é uma narrativa infantil da história de uma menina que desobedece a sua mãe e sofre as conseqüências por esse motivo;
– O vídeo pode ser usado para o estudo de vários ambientes: clima, paisagem, fauna, flora, cultura, sociedade. Traz reflexões sobre o comportamento ético e moral.
LÍNGUA PORTUGUESA
1) Apresentação do livro: capa, material, título, editora, ilustrações.
1) Apresentação do livro: capa, material, título, editora, ilustrações.
2) Ler a história toda e mostrar as figuras.
3) Ouvir o CD Clássicos Inesquecíveis
4) Interpretação oral: os alunos contam a história, identificam os personagens, o tempo, o espaço que acontece a história (Onde? Quando?).
5) Leitura e dramatização do texto.
6) Identificação e reflexão das atitudes apresentadas e realçadas na história, de maneira contextualizada;
7) Produção de textos diversos (narrativo, descritivo, bilhete...);
8) Atividades de exploração lingüística;
9) Reescrita do texto
10) Vídeo;
11) Teatro.
AVALIAÇÃO:
-Os alunos serão avaliados no desempenho das habilidades e competências utilizadas nas atividades escritas e orais (teatro);
Espera-se que o aluno:
- Leia com dicção, clareza, pontuação, entonação e com prazer;
- Tenha participação espontânea e ativa.
Chapeuzinho - interpretação e cruzadinha
CHAPEUZINHO VERMELHO
1. QUAL O TÍTULO DA HISTÓRIA?
2. NESTA HISTÓRIA EXISTE UM NARRADOR?
ž ( ) SIM ž ( ) NÃO
3. QUEM SÃO AS PERSONAGENS DA HISTÓRIA?
4. DAS PERSONAGENS ACIMA, QUAL É A PRINCIPAL?
5. COMPLETE:
a) CHAPEUZINHO FOI LEVAR DOCES PARA A ...
b) CHAPEUZINHO VERMELHO FOI PELO CAMINHO DO BOSQUE PORQUE ..
c) CHAPEUZINHO VERMELHO ENCONTROU NO BOSQUE O ...
d) QUEM MATOU O LOBO MAU FOI ...
1. QUAL O TÍTULO DA HISTÓRIA?
2. NESTA HISTÓRIA EXISTE UM NARRADOR?
ž ( ) SIM ž ( ) NÃO
3. QUEM SÃO AS PERSONAGENS DA HISTÓRIA?
4. DAS PERSONAGENS ACIMA, QUAL É A PRINCIPAL?
5. COMPLETE:
a) CHAPEUZINHO FOI LEVAR DOCES PARA A ...
b) CHAPEUZINHO VERMELHO FOI PELO CAMINHO DO BOSQUE PORQUE ..
c) CHAPEUZINHO VERMELHO ENCONTROU NO BOSQUE O ...
d) QUEM MATOU O LOBO MAU FOI ...
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Os três porquinhos - teatro
Narrador 1: Contam que antigamente, no tempo em que porco era gente moravam na floresta três gordo porquinhos: linguiça, salsicha e torresmo.
Narrador 2: A vida para eles era pura alegria. Um dia, resolveram construir uma casa para morar, pois descobriram que ali por perto havia um lobo muito mal.
Narrador 1: Então saíram caminhando pela floresta procurando um lugar para construir suas casinhas. No caminho eles iam cantam:
Música dos três porquinhos:
Narrador 2: A vida para eles era pura alegria. Um dia, resolveram construir uma casa para morar, pois descobriram que ali por perto havia um lobo muito mal.
Narrador 1: Então saíram caminhando pela floresta procurando um lugar para construir suas casinhas. No caminho eles iam cantam:
Música dos três porquinhos:
Quem tem medo do lobo mau, lobo mau, lobo mau...
Quem tem medo do lobo mau, lobo mau, lobo mau...
Narrador 1: Linguicinha, já cansado de andar, encontrou palhas secas pelo caminho e resolveu construir sua casa ali mesmo.
Linguicinha: Vou construir minha casa de palha, assim acabo rapidinho e terei muito tempo para brincar e cantar.
Narrador 2: Salsicha e torresmo continuaram pelo caminho e cantando alegremente até que a poucos metros da casa de linguicinha salsicha encontrou um homem distribuindo pedaços de madeira e teve logo uma idéia:
Salsicha: vou fazer a minha casa de madeira, pois quero ter uma casa bem bonita sem gastar muito o meu tempo.
Narrador 1: Torresmo como era muito preocupado e o mais responsável demorou a achar um bom lugar para construir sua casinha. Assim que encontrou decidiu:
Torresmo: quero uma casa sólida e segura, por isso vou fazê-la de tijolos.
Narrador 2: e torresmo ficou dias e dias trabalhando na sua casinha.
Narrador 1: O lobo, que vivia morto de fome, começou a sentir cheiro de suculentos porquinhos e saiu pelo caminho farejando e cantando:
Música do lobo:
Quem tem medo do lobo mau, lobo mau, lobo mau...
Narrador 1: Linguicinha, já cansado de andar, encontrou palhas secas pelo caminho e resolveu construir sua casa ali mesmo.
Linguicinha: Vou construir minha casa de palha, assim acabo rapidinho e terei muito tempo para brincar e cantar.
Narrador 2: Salsicha e torresmo continuaram pelo caminho e cantando alegremente até que a poucos metros da casa de linguicinha salsicha encontrou um homem distribuindo pedaços de madeira e teve logo uma idéia:
Salsicha: vou fazer a minha casa de madeira, pois quero ter uma casa bem bonita sem gastar muito o meu tempo.
Narrador 1: Torresmo como era muito preocupado e o mais responsável demorou a achar um bom lugar para construir sua casinha. Assim que encontrou decidiu:
Torresmo: quero uma casa sólida e segura, por isso vou fazê-la de tijolos.
Narrador 2: e torresmo ficou dias e dias trabalhando na sua casinha.
Narrador 1: O lobo, que vivia morto de fome, começou a sentir cheiro de suculentos porquinhos e saiu pelo caminho farejando e cantando:
Música do lobo:
Eu sou lobo mau, lobo mau, lobo mau
Eu pego os porquinhos pra fazer mingau!
Narrador 2: de repente, o lobo avistou um acasinha de palha com cheiro de porquinho fresquinho
Lobo: Porquinho, ó porquinho! Abra esta porta ou eu derrubarei.
Linguicinha: Vá embora seu lobo, que a porta não vou abrir.
Narrador 1: O lobo, então encheu o peito de ar e deu um sopro bem forte , e a casa do linguicinha foi pelos ares
Narrador 2: Lingucinha fugiu bem depressa para a casa de salsicha e avisou-lhe que o lobo estava vindo atrás dele.
Lobo: Oba! Ao invés de um porquinho agora eu tenho dois para comer!
Abram logo esta porta, seus porquinhos! (lambendo os beiços)
Os dois porquinhos: Nós na abriremos (falam tremendo de medo)
Narrador 2: O lobo, então encheu o peito de ar e deu um sopro bem forte , e a casa do Salsichinha foi pelos ares.
Narrador 1: Os dois irmãos que estavm sempe cansado, desta vez correram muito e foram para a casa do toresmo gritando:
Os dois porquinhos: Abra! O lobo está atrás de nós! SOCORRO!
Torresmo: Entrem! E pode deixar que aqui esse lobo não tem vez!
Narrador 2: O lobo chegou todo feliz, pois agora, em vez de dois, teria três suculentos porquinhos para comer.
Narrador 1: e o lobo pôs-se a gritar:
Lobo: Abram logo esta porta! Vocês sabem do que sou capaz!
Torresmo: Não e não, seu lobo! Na minha casinha não o deixarei entrar.
Lobo: Vocês é que pediram, então não reclamem. (lobo sopra e nada acontece)
Torresmo: viu seu lobo? Aqui você não entra!
Narrador 2: O lobo cheio de raiva, tentou entrar na casa de outras maneiras. disfarçou-se de carteiro, mas não conseguiu enganar torresmo.
Narrador 1: tentou convencê-lo de que desitiu. convidou-o para pegar maçãs em um pomar bem perto, mas torresmo, que não era bobo, não caiu na conversa do lobo.
Narrador 2: a raiva do lobo foi aumentando, aumentando, até que ele viu a chaminé e decidiu descer por ela.
Narrador 1: só que ele não contava com a esperteza de Torresmo.
Lobo: Agora vocês não me escapam. (e o lobo cai dentro do caldeirão e começa a gritar muito)
Narrador 2: É mas escaparam sim!
Narrador 1: Porque o lobo caiu dentro de um caldeirão quente.
Narrador 2: Dizem que está correndo até hoje, pela floresta e todo sapecado.
Narrador 1: E nem quer ouvir o nome dos três porquinhos.
Narrador 2: Linguicinha e salsicha aprendera a lição e agora vivem felizes com torresmo sempre a cantar:
Música final:
QUem tem medo do lobo mau,
lobo mau, lobo mau.
QUem tem medo do lobo mau,
Tra lá, lá, lá
Eu pego os porquinhos pra fazer mingau!
Narrador 2: de repente, o lobo avistou um acasinha de palha com cheiro de porquinho fresquinho
Lobo: Porquinho, ó porquinho! Abra esta porta ou eu derrubarei.
Linguicinha: Vá embora seu lobo, que a porta não vou abrir.
Narrador 1: O lobo, então encheu o peito de ar e deu um sopro bem forte , e a casa do linguicinha foi pelos ares
Narrador 2: Lingucinha fugiu bem depressa para a casa de salsicha e avisou-lhe que o lobo estava vindo atrás dele.
Lobo: Oba! Ao invés de um porquinho agora eu tenho dois para comer!
Abram logo esta porta, seus porquinhos! (lambendo os beiços)
Os dois porquinhos: Nós na abriremos (falam tremendo de medo)
Narrador 2: O lobo, então encheu o peito de ar e deu um sopro bem forte , e a casa do Salsichinha foi pelos ares.
Narrador 1: Os dois irmãos que estavm sempe cansado, desta vez correram muito e foram para a casa do toresmo gritando:
Os dois porquinhos: Abra! O lobo está atrás de nós! SOCORRO!
Torresmo: Entrem! E pode deixar que aqui esse lobo não tem vez!
Narrador 2: O lobo chegou todo feliz, pois agora, em vez de dois, teria três suculentos porquinhos para comer.
Narrador 1: e o lobo pôs-se a gritar:
Lobo: Abram logo esta porta! Vocês sabem do que sou capaz!
Torresmo: Não e não, seu lobo! Na minha casinha não o deixarei entrar.
Lobo: Vocês é que pediram, então não reclamem. (lobo sopra e nada acontece)
Torresmo: viu seu lobo? Aqui você não entra!
Narrador 2: O lobo cheio de raiva, tentou entrar na casa de outras maneiras. disfarçou-se de carteiro, mas não conseguiu enganar torresmo.
Narrador 1: tentou convencê-lo de que desitiu. convidou-o para pegar maçãs em um pomar bem perto, mas torresmo, que não era bobo, não caiu na conversa do lobo.
Narrador 2: a raiva do lobo foi aumentando, aumentando, até que ele viu a chaminé e decidiu descer por ela.
Narrador 1: só que ele não contava com a esperteza de Torresmo.
Lobo: Agora vocês não me escapam. (e o lobo cai dentro do caldeirão e começa a gritar muito)
Narrador 2: É mas escaparam sim!
Narrador 1: Porque o lobo caiu dentro de um caldeirão quente.
Narrador 2: Dizem que está correndo até hoje, pela floresta e todo sapecado.
Narrador 1: E nem quer ouvir o nome dos três porquinhos.
Narrador 2: Linguicinha e salsicha aprendera a lição e agora vivem felizes com torresmo sempre a cantar:
Música final:
QUem tem medo do lobo mau,
lobo mau, lobo mau.
QUem tem medo do lobo mau,
Tra lá, lá, lá
Fonte: Grupo Professores Solidários, contribuição de Lilian Amadei
Nenhum comentário:
Postar um comentário