O plano de aula é a previsão de conteúdo de uma
aula ou conjunto de aulas
É pensar o antes, durante e o depois
da aula
É prever
É planejar de modo que qualquer
pessoa aplique sua aula a partir do seu plano
Dia: Dia da aula: Segunda-feira, terça-feira... Data: Data da aula:
dia, mês e ano
Área (s) do conhecimento:
• Disciplina a ser estudada:
Português, Matemática, Artes...
Natureza da atividade:
• Critério de aplicação da aula:
escrita, dinâmica, cálculo, leitura de textos, debate, leitura de imagens...
Tema:
• Definir o que vai ser ensinado;
Sobre o que vai ser falado. É o assunto geral da aula
Conteúdo(s):
• Sub-temas; Itens ou tópicos do
assunto geral aplicados na aula
Objetivo (s):
• Para criar o objetivo da aula,
busque responder às seguintes perguntas: “Para que vou ensinar este tema?” “ O
que quero atingir com este tema?”
• Inicie o objetivo sempre com verbos no infinitivo. EX: Desenvolver,
Despertar, Refletir, Esclarecer, Avaliar, Instigar, Identificar, Propor...
IMPORTANTE:
As aulas devem ser contextualizadas de acordo com a concepção de homem e de
mundo, oferecendo ao alfabetizando a condição de integrar o conteúdo trabalhado
com a sua realidade e vivências.
Atividades desenvolvidas
• Acolhida e oração
• Leitura compartilhada: (Citar título do texto, nome do livro e página onde
ele está)
Definir como irá desenvolver o tema escolhido: propor atividades, jogos,
músicas, diálogos, utilizando-se dos recursos escolhidos
DICAS:
1. Apresentar aos alunos uma situação problema relacionado ao tema, sempre em
forma de uma pergunta. Será um desafio inicial para excitar sua curiosidade em
relação ao assunto; fazer com que pensem e busquem uma solução para o problema;
2. Realizar uma dinâmica que também tenha relação com o tema ou que sirva de
base para início da aula;
3. Utilizar-se, sem receio, de músicas, poemas, charadas, paralendas, desenhos,
dramatizações...
4. Para enriquecer apropriar-se de leituras de textos e imagens, debates em
grupos, pesquisas...
5. Usar recursos como cartazes, alfabeto móvel, palavras cruzadas, caixinha
mágica, dominó matemático;
6. Trabalhos artesanais sempre trazem ótimos resultados no aprendizado;
7. Uso de som e imagens motiva e diversifica as aulas;
8. Não esqueça: amor e dedicação sempre.
Recursos:
• Relacionar quais os materiais serão utilizados durante a aula: quadro,
livro, caderno, lápis, fichas, revistas, rádio, caneta, borracha, cola....
Avaliação
• Verificar se os objetivos propostos foram alcançados
• Listar aspectos positivos e negativos no desempenho dos alunos em relação à
participação dos mesmos nas aulas e nas atividades propostas.
• Focar na revisão e na melhoria da metodologia de ensino caso existam aspectos
negativos, sempre buscando atingir os objetivos propostos no plano
Para casa:
• Atividades indicadas para reforço, revisão e treino dos alunos, sobre o tema
aplicado em aula.
Autoria: Maria José
Esteves
DICAS PARA SE FAZER UM PLANO DE AULA
Por
jojo maravilha
Os OBJETIVOS
abrangem seis grandes áreas do conhecer:
• Conhecimento
– Conhecer, apontar, criar, identificar, descrever, classificar, definir,
reconhecer e relatar no final, pois, se trata de RE.
• Compreensão – Compreender, concluir, demonstrar, determinar, diferenciar, discutir, deduzir, localizar, reafirmar no final por causa do RE.
• Aplicação – Aplicar, desenvolver, empregar, estruturar, operar, organizar, praticar, selecionar, traçar. Não tem RE.
• Análise – Analisar, comparar, criticar, debater, diferenciar, discriminar, investigar, provar. Não tem RE.
• Síntese – Sintetizar, compor, construir, documentar, especificar, esquematizar, formular, propor, reunir, voltar. Não tem RE.
• Avaliação – Avaliar, argumentar, contratar, decidir, escolher, estimar, julgar, medir, selecionar. Não tem RE.
• Compreensão – Compreender, concluir, demonstrar, determinar, diferenciar, discutir, deduzir, localizar, reafirmar no final por causa do RE.
• Aplicação – Aplicar, desenvolver, empregar, estruturar, operar, organizar, praticar, selecionar, traçar. Não tem RE.
• Análise – Analisar, comparar, criticar, debater, diferenciar, discriminar, investigar, provar. Não tem RE.
• Síntese – Sintetizar, compor, construir, documentar, especificar, esquematizar, formular, propor, reunir, voltar. Não tem RE.
• Avaliação – Avaliar, argumentar, contratar, decidir, escolher, estimar, julgar, medir, selecionar. Não tem RE.
Todo
OBJETIVO tem que ter um verbo do CONHECIMENTO e outro da AVALIAÇÃO. Objetivo
não se repete verbo. (+ ou – 5)
COMPETÊNCIAS – Tem que ter verbos da COMPREENSÃO
e da APLICAÇÃO. (+ ou – 3)
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO OU EIXO TEMÁTICO – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO quando for sobre a
apostila/livro na sua totalidade e EIXO TEMÁTICO quando for apenas de uma
parte/capítulo.
METODOLOGIA – Aula expositiva dialógica
(Vice-Versa), exposição via televisão ou via televisão/DVD de filme,
documentário, clipe e etc. Exposição de transparências via retro projetor,
elaboração de fichamentos, resumos de textos pré-selecionados, mapeamentos,
resolução de exercícios, aplicação de mini aulas, utilização de recursos
instrucionais (giz, quadro, apostila, TV, dvd).
AÇÃO
DIDÁTICA –
Separada por momentos, descreve de maneiro breve o que se vai trabalhar na sala
de aula, só pode ter verbos terminados em MENTO e AÇÃO. (+ ou – 3) Exemplo:
Primeiro
Momento
Segundo
Momento
Terceiro
Momento
HABILIDADES – O que o aluno deverá
desenvolver/adquirir durante as aulas, usando os verbos no substantivo,
terminado em MENTO ou AÇÃO.
AVALIAÇÃO – Forma com que o aluno será
avaliado pelo professor. Pode usar verbos sem o R, como por exemplo: CANTAR –
CANTA. (+ ou – 3)
BIBLIOGRAFIA - Apostila ou livro onde se
teve o embasamento para a aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário