Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

COMO ELABORAR UM PLANO DE AULA


O plano de aula é a previsão de conteúdo de uma aula ou conjunto de aulas

É pensar o antes, durante e o depois da aula
É prever
É planejar de modo que qualquer pessoa aplique sua aula a partir do seu plano

Dia: Dia da aula: Segunda-feira, terça-feira... Data: Data da aula: dia, mês e ano

Área (s) do conhecimento:
• Disciplina a ser estudada: Português, Matemática, Artes...

Natureza da atividade:
• Critério de aplicação da aula: escrita, dinâmica, cálculo, leitura de textos, debate, leitura de imagens...

Tema:
• Definir o que vai ser ensinado; Sobre o que vai ser falado. É o assunto geral da aula

Conteúdo(s):
• Sub-temas; Itens ou tópicos do assunto geral aplicados na aula

Objetivo (s):
• Para criar o objetivo da aula, busque responder às seguintes perguntas: “Para que vou ensinar este tema?” “ O que quero atingir com este tema?”


• Inicie o objetivo sempre com verbos no infinitivo. EX: Desenvolver, Despertar, Refletir, Esclarecer, Avaliar, Instigar, Identificar, Propor...

IMPORTANTE:
As aulas devem ser contextualizadas de acordo com a concepção de homem e de mundo, oferecendo ao alfabetizando a condição de integrar o conteúdo trabalhado com a sua realidade e vivências.


Atividades desenvolvidas

• Acolhida e oração
• Leitura compartilhada: (Citar título do texto, nome do livro e página onde ele está)


Definir como irá desenvolver o tema escolhido: propor atividades, jogos, músicas, diálogos, utilizando-se dos recursos escolhidos



DICAS:
1. Apresentar aos alunos uma situação problema relacionado ao tema, sempre em forma de uma pergunta. Será um desafio inicial para excitar sua curiosidade em relação ao assunto; fazer com que pensem e busquem uma solução para o problema;
2. Realizar uma dinâmica que também tenha relação com o tema ou que sirva de base para início da aula;
3. Utilizar-se, sem receio, de músicas, poemas, charadas, paralendas, desenhos, dramatizações...
4. Para enriquecer apropriar-se de leituras de textos e imagens, debates em grupos, pesquisas...
5. Usar recursos como cartazes, alfabeto móvel, palavras cruzadas, caixinha mágica, dominó matemático;
6. Trabalhos artesanais sempre trazem ótimos resultados no aprendizado;
7. Uso de som e imagens motiva e diversifica as aulas;
8. Não esqueça: amor e dedicação sempre.



Recursos:

• Relacionar quais os materiais serão utilizados durante a aula: quadro, livro, caderno, lápis, fichas, revistas, rádio, caneta, borracha, cola....


Avaliação

• Verificar se os objetivos propostos foram alcançados
• Listar aspectos positivos e negativos no desempenho dos alunos em relação à participação dos mesmos nas aulas e nas atividades propostas.
• Focar na revisão e na melhoria da metodologia de ensino caso existam aspectos negativos, sempre buscando atingir os objetivos propostos no plano


Para casa:
• Atividades indicadas para reforço, revisão e treino dos alunos, sobre o tema aplicado em aula.

Autoria: Maria José Esteves





DICAS PARA SE FAZER UM PLANO DE AULA
Por jojo maravilha

Os OBJETIVOS abrangem seis grandes áreas do conhecer:
• Conhecimento – Conhecer, apontar, criar, identificar, descrever, classificar, definir, reconhecer e relatar no final, pois, se trata de RE.
• Compreensão – Compreender, concluir, demonstrar, determinar, diferenciar, discutir, deduzir, localizar, reafirmar no final por causa do RE.
• Aplicação – Aplicar, desenvolver, empregar, estruturar, operar, organizar, praticar, selecionar, traçar. Não tem RE.
• Análise – Analisar, comparar, criticar, debater, diferenciar, discriminar, investigar, provar. Não tem RE.
• Síntese – Sintetizar, compor, construir, documentar, especificar, esquematizar, formular, propor, reunir, voltar. Não tem RE.
• Avaliação – Avaliar, argumentar, contratar, decidir, escolher, estimar, julgar, medir, selecionar. Não tem RE.
Todo OBJETIVO tem que ter um verbo do CONHECIMENTO e outro da AVALIAÇÃO. Objetivo não se repete verbo. (+ ou – 5)
COMPETÊNCIAS – Tem que ter verbos da COMPREENSÃO e da APLICAÇÃO. (+ ou – 3)
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO OU EIXO TEMÁTICO – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO quando for sobre a apostila/livro na sua totalidade e EIXO TEMÁTICO quando for apenas de uma parte/capítulo.
METODOLOGIA – Aula expositiva dialógica (Vice-Versa), exposição via televisão ou via televisão/DVD de filme, documentário, clipe e etc. Exposição de transparências via retro projetor, elaboração de fichamentos, resumos de textos pré-selecionados, mapeamentos, resolução de exercícios, aplicação de mini aulas, utilização de recursos instrucionais (giz, quadro, apostila, TV, dvd).
AÇÃO DIDÁTICA – Separada por momentos, descreve de maneiro breve o que se vai trabalhar na sala de aula, só pode ter verbos terminados em MENTO e AÇÃO. (+ ou – 3) Exemplo:
Primeiro Momento
Segundo Momento
Terceiro Momento
HABILIDADES – O que o aluno deverá desenvolver/adquirir durante as aulas, usando os verbos no substantivo, terminado em MENTO ou AÇÃO.
AVALIAÇÃO – Forma com que o aluno será avaliado pelo professor. Pode usar verbos sem o R, como por exemplo: CANTAR – CANTA. (+ ou – 3)
BIBLIOGRAFIA - Apostila ou livro onde se teve o embasamento para a aula.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog de assuntodemulher :Porque nos entender?, frase do dia