Essa dança é considerada de salão, então para dancá-la você irá precisar de um parceiro(a). Você aprenderá a fazer o passo básico do bolero – e engana-se você se pensa que bolero é um ritmo que se dança apenas em músicas antigas.
- Comece separando um CD com músicas de bolero (você pode baixá-las da internet) e um rádio. Vá a um local com espaço, pois você precisará dele. Deixe as músicas tocando ao fundo, para inspirá-lo a aprender esse ritmo.
Dica! Pedro Mariano (música Pode ser), Shakira (música Moscas en la casa), Destiny Child (música Emotion), Leoni (música Garotos) são exemplos de músicas mais atuais e que dá para dançar bolero de forma bem gostosa! - O cavalheiro deve, com a mão esquerda, envolver a dama, colocando a palma da mão nas costas dela (na altura da escápula). A dama, por sua vez, apoia a mão esquerda nos ombros dele. A mão esquerda do cavalheiro e a direita da dama devem se unir, de forma que as mãos fiquem apoiadas (mas sem entrelaçar os dedos).
- Assim que estiverem unidos, o próximo passo é aprender o passo básico. O cavalheiro deve ir com a perna esquerda à frente. Consequentemente, a dama leva a direita atrás. Ambos voltam as pernas para a posição inicial.
Dica! Na verdade, neste momento, as pernas passam um pouco da posição inicial, pois isso faz com que o passo fique maior e mais bonito. - Agora é a vez da dama ir com a perna esquerda à frente. Se a dama foi com a esquerda à frente, o cavalheiro vai com a direita atrás.
Pronto! Você já está fazendo o passo básico do bolero. Repita esse movimento, caminhando pelo espaço em que está. Desafie-se a ir de um ponto a outro da sala onde está sem perder o passo básico.
Agora, algumas dicas!
- Sempre é o cavalheiro que vai conduzir a dama. Por exemplo, o cavalheiro decide o momento em que quer começar a dançar. Assim que decidiu, ele comanda a dama a fazer o passo. O movimento da perna esquerda à frente faz com que a dama pise a direita atrás, e vice-versa. O que tanto dama quanto cavalheiro não podem esquecer é: o corpo todo dança. Se a perna foi para a frente, o tronco automaticamente (e sem você precisar fazer força para isso) irá para a frente também. Então, o tronco conduz o movimento da dama.
- Nunca esqueça que esse movimento é feito em linha. Não há necessidade de desviar o pé para não pisar no pé da dama, pois isso tornará a dança feia.
- Façam passos longos, mas sempre respeitando o limite do corpo de cada um. Passos longos não são passos exagerados.
- O mais importante: dance no ritmo da música. Você pode não saber muitos passos, mas se fizer no ritmo da música, pode ter certeza que será uma dança agradável para os dois.
Com um pouco de treino e dedicação, você verá como estará dançando de forma a encantar a todos os que estão assintindo-o! E lembre-se… o bolero é muito mais que isso. Esse foi apenas um empurrãozinho para conhecer esse ritmo maravilhoso!
Bolero
A origem do bolero é incerta, já que alguns dizem ter surgido na Inglaterra e depois passou por França e Espanha com nomes variados. Outros dizem que ele é proveniente do fandango, uma dança espanhola de origem árabe.
Num primeiro momento a dança era acompanhada de castanholas, violão e pandeiro, da mesma forma que o fandango. O casal dançava sem se tocar e com movimentos bastante sensuais, sempre se aproximando e se afastando.
O bolero serviu de inspiração para o mambo, o cha-cha-cha e a salsa, mas também recebeu influências de ritmos como tango. O Brasil é o único país que dança o bolero com figurações, passos de efeito e giros.
Nos demais países latino-americanos ele é dançado de forma simples e lenta. A expressão “dois para lá, dois para cá” é típica da dança, pois esta é a sua base fundamental. O bolero se desenvolveu em Cuba, México, Porto Rico, República Dominicana e outros países da América Central.
Nenhum comentário:
Postar um comentário