quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013
Dança do ventre
A dança do ventre foi originalmente praticada em regiões do Oriente Médio e da Ásia Meridional. Os seus movimentos assemelham-se a uma serpente e foi registada no Antigo Egipto, Babilônia, Mesopotânia, Índia, Pérsia e Grécia e tinha como objectivo preparar a mulher através de ritos religiosos dedicados a deusas para se tornarem mães, pois as ondulações abdominais assemelham-se a contrações do parto. A dança foi propagada por todo o mundo depois da invasão dos árabes. A expressão “dança do ventre” surgiu na França, em 1893.
Ganhou aspectos sensuais exóticos e acabou por ser excluída de alguns países árabes de atitude conservadora.
Tecnicamente, os movimentos são marcados pelas ondulações dos abdominais, de quadril e tronco isoladas ou combinadas, ondulções de braços e mãos, tremidos e batidas de quadril (shimmies), entre outros.
Ao longo dos anos, sofreu modificações, inclusive com a inclusão dos movimentos do ballet clássico russo em 1930.
Tango
Nasceu nos fins do século XIX derivado das misturas entre as formas musicais dos imigrantes italianos e espanhóis, dos criolos e de um tipo de batuque dos negros chamando “Candombe”. O tango nasceu como expressão folclórica das populações pobres, oriundas de todas aquelas origens, que se misturavam nos subúrbios da crencente Buenos Aires.
O povo encarregava-se de improvisar letras picantes e bem humoradas para as músicas mais conhecidas. Em público, os homens dançavam com homens, pois naquele tempo era considerado vergonhoso a dança entre homens e mulheres abraçados.
Por volta de 1910 o Tango foi levado para Paris. A sociedade parisiense, da época em que as artes viviam o modernismo, ansiava por novidades e extravaganzas. O Tango tornou-se moda em Paris e, como Paris era o “carro chefe” cultural de todo o mundo civilizado, o Tango espalhou-se pelo resto do mundo.
Em 1917 começaram a surgir variantes do Tango. Uma delas, influenciada pelo romantismo françês, o Tango-Canção.
Nos cabarés de luxo da década de 1920, o tango sufreu importantes modificações. Os executantes já não eram os pequenos grupos que actuavam nas casas de prostituição, mas músicos profissionais que trouxeram o uso do piano e mais qualidade técnica e melódica.
A década de 1940 é considerada uma das mais felizes e produtivas do tango. Os profissionais que haviam começado nas orquestras dos cabáres de luxo da década de 1920 estavam no auge do seu potencial. As letras do tango passaram a ser mais líricas e sentimentais, a antiga temática das casas de prostituição e cabáres, de violencia e obscenidades1, era uma mera reminiscência2.
O tango mescla3 o drama, a paixão, a sexualidade, a agressividade, é sempre e totalmente triste. Nas letras é quase sempre o homem quem sofre por amor, mas a culpa é sempre da mulher.
Ballet
O ballet surgiu em celebrações públicas italianas e francesas nos séculos XV, XVI e XVII.
A impulsiva representação dramática na Itália resultou no balleto (“ballo”- dança; “ballare”- dançar).
Balleto – enormes espetáculos, que duravam horas (até mesmo dias), que utilizavam dança, poemas recitados, canções e efeitos cênicos, todos organizados em torno de um enredo principal e com homens e crianças ricamente trajados no lugar da corte encenando os principais papéis.
O ballet clássico é o desenvolvimento e a transformação da dança primitiva, que se baseava no instinto, para uma dança formada por passos diferentes, de ligações, e de gestos de figuras previamente elaborados para um ou mais participantes.
Hip - Hop
A cultura Hip-Hop é formada pelos seguintes elementos: O rap, o graffiti e o break.
RAP – Rhythm and poetry, ou seja, ritmo e poesia, que é a expressão musical-verbal da cultura;
Graffiti – representa a arte plástica, expressa por desenhos coloridos nas ruas das cidades espalhadas pelo mundo;
Break Dance – representa a dança.
Existem dois tipos de danças de ruas:
- Dança de rua vinculada ao movimento Hip-Hop
- Dança de rua vinculada às academias e estúdios de dança, o famoso street dance.
Podemos caracterizar o Street Dance como:
- Um trabalho de coordenação motora com ritmo e musicalidade;
- Um ritmo, onde se dá mais atenção aos movimentos fortes e enérgicos executados pelos braços, pernas, movimentos acrobáticos coreografados, saltos e saltos mortais;
Uma dança com maioria de dançarinos homens, porém hoje encontra-se um maior espaço para as mulheres;
São usadas músicas que tenham batidas fortes e marcantes, algumas músicas electrônicas e em geral músicas cantadas em cima dos breakbeats.
A Dança de Rua quando vinculada ao movimento Hip Hop (Hip do inglês - quadril; Hop - pulo) toma um outro sentido na história e em sua formação.
Existem vários estilos de dança dentro do Hip Hop, entre eles temos:
- O Breaking, executados pelos B.Boys ou B.Girls
- O Locking, executados por lockers
- O Popping, executado por poppers
- As Social Dances
Assinar:
Postagens (Atom)